02 fevereiro 2015

Entrei no IF e agora?



Bom gente, faz muito tempo que eu não apareço, mas finalmente dei as caras e trouxe uma notícia muito legal: entrei no IFRO. 
 Para entrar no IF é preciso fazer sua inscrição e uma prova (é como um concurso). Aqui a inscrição começou em setembro e acabou em outubro.  No dia 7 de dezembro foram realizadas as provas, que aconteceram em colégios públicos e você tinha (acho) 4 horas para fazer a sua, a minha eram apenas 25 questões, 15 língua portuguesa e 10 matemática. Não estava fácil.
 Após fazer a prova era necessário algumas semanas até a 1ª chamada, depois mais 2 para a segunda e finalmente 1 para a terceira. Sim, passei apenas na terceira. Por quê? Atualmente há o sistema de cotas em que as vagas são dividas e distribuídas entre Ampla Concorrência, Oriundos de Escolas Públicas(Fundamental completo), negros, pardos, indígenas e deficientes.
 Para o meu curso, técnica integrada em química, haviam 30 vagas, sendo 15 para a ampla concorrência e 15 para oriundos de escolas públicas, essas eram dívidas entre negros pardos, indígenas e pessoas com deficiência, assim:

 Ampla concorrência       Escolas Públicas
       |                  |
     15 vagas    |            |            |
         Renda familiar      Pessoa com      Renda familiar 
           igual ou inferior    deficiência    igual ou superior 
          à 1,5 SM por pessoa                 à 1,5 SM por pessoa
             |                         |              Negros,pardos                        Negros,pardos
            e indígenas                          e indígenas


  Agora, tudo o que eu sinto é ansiedade e um pouco de medo, nunca fui de me enturmar facilmente e mudei de escola apenas duas vezes, mas dessa vez será diferente,pois no primeiro ano no IF ninguém se conhece (algumas exceções), ou seja, todos novatos. O que as pessoas sempre falam é "Entrar no IF é fácil, o difícil é se manter", pressão? Nem um pouco. Além disso, ainda há o trote. Socoooorroo, kkkk.
 Acho que deu para perceber que não é nada fácil, por isso, boa sorte para mim e para todos que estão passando pelo mesmo que eu. Espero que tenham gostado do post e desse tema bem diferente, tentarei postar mais da minha mais nova etapa. Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.
Beijoooooos!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©