04 março 2013

O que é Plágio?

Olá pessoal,tudo bom?
Hoje eu vim falar sobre um assunto super importante que é o plágio, pois recentemente eu passei por uma situação muito chata, de terem "plágiado" algumas partes do blog, e até mesmo a rádio, a rádio gente, o mesmo estilo só mudou a música, e o pior de tudo e que ela colocou no mesmo dia, e tirou as datas dos posts dela. Ela ainda fez um texto falando várias coisas, e depois ainda colocou uma imagem com a data falsa fazendo parecer que ela tinha falado comigo, mas depois ela tirou, e como outras pessoas foram lá consolar ela eu resolvi criar esse post em minha "defesa". Então eu vim explicar especialmente para ela e para todas as outras pessoas que não sabem oque é plágio
Informações pegas na Wikipédia.


Plágio:
plágio é o ato de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (textomúsica, obra pictóricafotografia, obra audiovisual, etc) contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma.
Exemplo:


No Brasil:
No Brasil o plágio é considerado crime e sua principal referência é a lei 9.610. Todavia, a lei 9.610 é voltada para a proteção de obras comerciais. Segundo essa lei seria possível copias "pequenos trechos", o que é inadmissível em um trabalho acadêmico. Para fins de trabalho acadêmico é mais adequado seguir-se as normas da ABNT, que não admitem exceções para textos copiados.


O que pode fazer o autor quando é vítima de plágio? Erwin Theodor Rosenthal, eminente germanista, ensaísta e tradutor, que, em 2005, foi vítima de um notório caso de plágio da sua tradução de A Origem da Tragédia (publicada em 1948), relata um outro caso, ocorrido em 1931, em Viena, quando o escritor austríaco Egon Friedell (1878 - 1938) escreveu ao seu plagiador, um certo Anton Kuh, uma memorável carta aberta, com o seguinte teor:
Prezado Senhor,
Foi surpresa verificar que resolveu publicar a minha humilde estória, "O imperador José e a Prostituta", tal como a escrevi, com o acréscimo das três palavras: "Por Anton Kuh" , na publicação Querschnitt. Honra-me sem dúvida o fato de sua escolha ter recaído na minha estorinha, quando toda a literatura mundial desde Homero se encontrava à sua disposição. Teria gostado de retribuir na mesma moeda, mas depois de examinar toda a sua obra, não encontrei nada que tivesse vontade de subscrever. (ass) Egon Friedell.
Outro exemplo de plágio:


Então gente, essa foi a minha matéria sobre plágio, espero que tenham gostado e não esqueçam de comentar. 


Comente com o Facebook:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©