26 março 2013

SPFW-São Paulo Fashion Week

Oi gentee, tudo bom?

Essa semana ( 18 - 22 de março) foi o São Paulo Fashion Week - SPFW, então eu vim mostrar para vocês algumas tendencias do verão 2013/2014.




Desfiles: (eu escolhi 2 marcas de cada dia)




Animale: 
Uma viagem à ilha de Bali é o ponto de partida para o verão da Animale. As peças são assimétricas – quase não se encontra dois lados iguais – e muito leves. Engraçado como tanta informação em uma mesma roupa ou look ainda resulta em leveza e fluidez. As peças trazem estampas (lindas as florais), recortes, drapês, aberturas, bordados e zíperes e mesmo assim carregam um espírito leve e feminino para o verão. “A ideia do batik surgiu em uma rua com muitas lojas que visitamos lá”, conta Priscilla sobre uma das técnicas que dominam a coleção. Bordados e mistura de texturas também marcam o trabalho, com destaque para o couro e o tricô metalizados, e os bordados com cordas de violão tingidas.




Tufi Duek:

Edu Pombal se apaixonou por uma mostra sobre Picasso que visitou. Em especial, se encantou com as fases azul e rosa do artista. A fase do cubismo também foi olhada com atenção e caiu como uma luva na estética minimalista do estilista e rendeu formas super geométricas e precisas por toda a coleção. Os plissados, as pregas e franjas davam um tipo de efeito gráfico reforçado pelo grafismo criado pelas cores em blocos. Até mesmo as fendas, hiper exploradas, de tão retas e incisivas, destacavam o conceito geométrico da apresentação, além de claro, levar um calor danado à apresentação. A frieza da geometria, do minimalismo, do grafismo e das linhas retas é quebrada pelas pernas que mostram até onde não devemos enxergar…














Ronaldo Fraga:

(...) Fraga foi guiado pelas histórias que ouvia de seu pai, jogador na década de 1950, mas ao longo do processo, percebeu que eram história brasileiras de um futebol ainda inocente e romântico. A elite branca dominava os campos e quando passaram a aceitar mestiços, a partir de 1930, era normal que os negros fossem surrados pelo juiz ou pelo time ao cometer uma falta. “Quem rompeu com isso foi Pelé”, conta.(...)






Ellus:
Uma viagem de moto pela Índia rendeu uma boa coleção para a Ellus, com todo o universo que já pertence ao imaginário da marca, como a estética motorcycle e a atitude urbana, com tempero aventureiro. A top Lindsey Wixson abre o desfile com um andar duro e um look de jaqueta e calça camuflada floral, linda estampa que também foi vista nos acessórios e em algumas peças masculinas.









Fernanda Yamamoto:
Muito bonita e harmoniosa a coleção de Yamamoto, agradável para os olhos. Suas mulheres – ou personagens – parecem saídas de algum filme japonês. A composição entre os tons clarinhos, a peruca colorida, as peças de organza plastificada e a trilha, que mistura Nancy Sinatra e o produtor de techno experimental Andy Stott, resultam em uma estética retrô-futurista.






Neon:

Há 10 anos a Neon fez seu primeiro desfile na sala da casa de Dudu Bertholini para cerca de 30 pessoas. Eu tive o prazer de presenciar e acompanhar de perto a trajetória de Rita e Dudu com sua marca, que alternou momentos de afirmação de identidade e de experimentalismo por outras áreas, especialmente na modelagem. Como renovar o DNA de uma marca com uma personalidade estética tão forte? Como retrabalhar cores e estampas temporada após temporada sem cair numa cilada ou não enjoar seus consumidores? A falta de medo de experimentar novos caminhos e a parceria com jovens e talentosos ilustradores sempre deram fôlego à Neon.









Alexandre Herchovitch:
O verão de 1998/99 de Alexandre Herchcovitch foi o ponto de partida para essa estação. Revendo o desfile, uma coleção experimental, já com a sua identidade estética, da época em que ele tampava o rosto das modelos, dá para perceber facilmente as similaridades.











Osklen:
 “O Rio vai viver agora um período longo de festas. Eu acho um luxo viver no Rio de Janeiro nesse equilíbrio do sofisticado com o despojado, mas como são as nossas festas, como é a maneira de se vestir? O que é esse luxo do Rio?”, pergunta Oskar.












Têca:
Muita gente se emocionou no desfile da Têca. Ao meu lado, uma convidada enxugava os olhos. De fato, era difícil não se deixar levar pela imagem da cantora Roberta Sá cantando “Baby” em um longuíssimo branco. Parecia uma Iemanjá. Foi com essa boca de cena que Helô exibiu uma coleção madura, bem editada, de muito bom gosto e desejável.















Lino Villaventura:
Quando entrou na passarela para agradecer, Lino Villaventura foi aplaudido de pé. Seus clientes e amigos ajudaram, com gritos, palmas e assobios, a encerrar o evento de maneira alegre e emocionante. É bonito ver um criador receber, de forma tão direta, uma resposta tão entusiasmada sobre seu trabalho.



PS: Informações e imagens pegas no site do FFW (aqui)




Espero que tenham gostado, beijoss!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Layout: Bia Rodrigues | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©